(última atualização - 25/02: FILMES - visto 1 filme: Quanto Mais Idiota Melhor 2, e adicionado comentário cheio de parênteses sobre Crash ; PLUS)
FILMES DE FEVEREIRO:
17. As Loucuras de Dick e Jane (Fun with Dick and Jane, 2005, dir. Dean Parisot) -
-Jim Carrey aqui se firma mais uma vez como um dos melhores, senão o melhor, ator de sua geração. Ele é alma desse filme. Um filme que não chega a ser tão engraçado a ponto de se dar várias risadas, mas um filme boa praça e muito divertido, especialmente na forma como faz piadas de algumas das recentes desgraças da história dos EUA, incluindo aí sátiras ao George W. Bush. O roteiro é muito bom, e o mais interessante é a forma como o filme vê com bom humor essas pessoas que antes tinham tudo e vivem agora à miséria, sem nunca perder as esperanças e buscando nos jeitos mais extremos alguma forma de sobreviver. E incrível como mais uma vez o Alec Baldwin interpreta o mesmo personagem coadjuvante que têm feito em todos seus filmes nos últimos anos, e que já pôde ser visto recentemente em Tudo Acontece em Elizabethtown.
18. Munique (Munich, 2005, dir. Steven Spielberg) -
-Ainda não sei se o problema foi comigo ou com Spielberg mesmo. O negócio é que o assunto do filme não é para mim dos mais interessantes, e me pareceu que todo o respeito de Spielberg para com essa questão de palestinos e judeus o atrapalhou aqui, e esse seu grande respeito fez com que o filme ficasse assim tão chato e politicamente correto. Munique começa muito bem, a seqüência inicial é ótima, e o filme vai bem até a parte em que é citado o nome dos mortos israelenses (essa parte me lembrou do final de A Lista de Schindler, por ser uma digna homenagem). Assim como o começo, o final também rende algumas boas cenas, os últimos 20 minutos especialmente são ótimos. O problema todo está no meio do filme, onde não funciona nem todo suspense thriller do filme, os planejamentos dos ataques e as explosões são provavelmente os momentos mais entediantes da carreira de Spielberg, e nem funciona o drama humano, geralmente uma das especialidades do diretor, mas que aqui apela para clichês fáceis. E tudo isso para ao final, chegarmos a uma moral óbvia, onde a vingança não compensa e violência só gera violência. Spielberg sabe fazer melhor.
19. Scarface (Idem, 1983, dir. Brian DePalma) -
20. Cabra-Cega (2005, dir. Toni Venturi) -
21. O Homem Errado (The Wrong Man, 1956, dir. Alfred Hitchcock) -
22. Syriana (Idem, 2005, dir. Stephen Gaghan) -
23. Crash: No Limite (Crash, 2005, dir. Paul Haggis) -
-Este é provavelmente o filme mais irregular que já vi. Há cenas maravilhosamente bem escritas e dirigidas (Matt Dillon salvando a Thandie Newton é sem dúvida uma das cenas do ano), enquanto há também pelo menos 2 ou 3 cenas absurdamente constrangedoras (o escorregão da Sandra Bullock e os chineses na van são cenas dignas de risadas involuntárias). Há grandes atuações (Matt Dillon merece o Oscar, talvez o único Oscar que Crash mereça), e atuações péssimas (Sandra Bullock tem que parar já de tentar ser atriz, e continuar fazendo suas comédias românticas). Há personagens e histórias muito interessantes e outros completamente dispensáveis (o filme seria bem melhor se não quisesse dar uma de Magnólia e “enxugasse” algumas de suas histórias paralelas). Ao final as qualidades ainda se sobressaem aos defeitos do filme, mas fica a impressão de que Paul Haggis perdeu a chance de fazer o filme da sua vida ao explicitar tanto sua abordagem do assunto e cometer alguns exageros que comprometem o resultado final.
c01. Barbosa (1988, dir. Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo) -
c02. Ilha das Flores (1989, dir. Jorge Furtado) -
c03. O Sanduíche (2000, dir. Jorge Furtado) -
24. Johnny e June (Walk the Line, 2005, dir. James Mangold) -
25. As Grandes Aventuras de Pee Wee (Pee-wee's Big Adventure, 1985, dir. Tim Burton) -
26. Quanto Mais Idiota Melhor 2 (Wayne's World 2, 1993, dir. Stephen Surjik) -
* filmes entre "//" representam filmes revistos
* filmes com "c." representam curta-metragens
________________
PLUS:
(05/02) - Quer participar de um concurso dos vencedores do Oscar e concorrer a 50 DVDs? Aqui ó
(11/02) - Vou publicar aqui a lista dos meus votos para a segunda fase do Alfred 2005 :
FILME: Marcas da Violência
DIRETOR: Manoel de Oliveira, Um Filme Falado
ATOR: Mickey Rourke, Sin City
ATRIZ: Natalie Portman, Closer
ATOR COADJUVANTE: Nick Nolte, Clean
ATRIZ COADJUVANTE: Virginia Madsen, Sideways
ELENCO: Sin City
ROTEIRO ORIGINAL: Um Filme Falado
ROTEIRO ADAPTADO: Marcas da Violência
FILME DE ESTRÉIA: Hora de Voltar
FILME NACIONAL: *Nulo
CENA DO ANO: Mesa do Jantar, Marcas da Violência
FOTOGRAFIA: O Jardineiro Fiel
DIREÇÃO DE ARTE: A Fantástica Fábrica de Chocolates
MONTAGEM: Sin City
FIGURINO: O Aviador
MAQUIAGEM: Terra dos Mortos
EFEITOS ESPECIAIS: Sin City
SOM: Sin City
MÚSICA: Reencarnação
DISCO: Hora de Voltar
CANÇÃO ORIGINAL: "So Long and Thanks For All the Fish", O Guia do Mochileiro das Galáxias
PIOR FILME: A Ilha
(25/12) - Eu preciso ver mais filmes
-A TNT cometeu um crime essa semana ao exibir Embriagado de Amor dublado e em fullscreen. Não se podia esperar outra coisa da TNT, mas ainda assim é um crime fazer isso com o, até então, filme da década.
-É impressão minha ou o Oscar esse ano está incrivelmente chato?
-Fato comprovado cientificamente: quando você ouve I'll Be There For You, do Bon Jovi, você fica com essa maldita música na cabeça por no mínimo 2 dias.
-Carnaval é uma merda.
-Eu queria escrever algo inteligente aqui.
24 comentários:
Não sei pq, não curto Scarface, acho a versão antiga ultrapassada e a atual exagerada demais.
ae!
Nossa.. Não vi Munique ainda, mas quero uma dissertação.
Por favor, discorra sobre essas duas estrelas para Munique.
Que seja uma explicação mto convincente para essas 2 estrelas para Munique e As Loucuras de Dick e Jane é bem legal, enquanto Scarface eu não vi :o!
Ruim é ver mais gente dando nota máxima para SCARFACE. O que vêem nisso, deus do céu...
opa opa, logo comentário sobre Munique, acalmem-se. hehehh
E eu achei Scarface demais. Al Pacino rulez.
Gosto de Scarface, mas não acho essa obra-prima que todo mundo diz.
Acho Scarface bem superestimado também, mas, ainda assim, acho ótimo. Loucuras de Dick e Jane eu ri até não poder mais, me surpreendi com o filme (e o Carrey tá genial mesmo). Cabra-cega achei muito bom, e o do Hitch e o do Spielberg eu não vi ainda.
Nossos votos ao Alfred batem muito pouco;- você previlegiou os filmes que ignorei. Em comum temos 2 ou 3... e todas elas técnicas.
Só um voto seu para o Alfred bate com o meu (filme de estréia).
Crash é 4,5/10.
Acho que a grande maioria dos votos para o Alfred serão bem diversificados entre os integrantes. Isso porque a lista dos indicados ficou muito boa e bem diversificada.
E Miura, aposto que você deve ter votado em O Aviador para umas 13 categorias.
Crash comentarei durante a próxima semana. É um filme cheio de erros e acertos, onde no final os acertos ainda se sobressaem.
Foi mais ou menos por aí... =)
Eu gostei de Johnny & June. Achei a história deles bonita e bem contada. Apesar dos clichês das histórias de todo artista americano.
E a Reese merece muito esse Oscar.
bem, só discordo de não por David Cronenberg como melhor diretor, pois o cara fez a melhor cena do ano e o melhor filme. acho meio estranho ele não levar o de diretor...
ae!
Todos estão desaprovamdo Walk the line. Pee Wee tem em dvd ou voce viu na TNT?
esto lendo Crime e Castigo também. o narrador acaba de ironizar os progressistas-niilistas numa conversa de Lújin Piotr Pietróvitch com seus colegas de quarto.
O que mais me irritou em Johnny e June foram realmente os clichês realmente. Comentário perfeito para o filme é dizer que é o Ray do ano. Ponto final.
Joaquin Phoenix está ótimo, tem a atuação de sua carreira, enquanto a atuação da carreira da Reese Witherspoon ainda é em Eleição (mas ela está ótima também, pá).
Pee Wee eu vi na TNT mesmo. Aliás, a cotação aumentou para 5 estrelas. É genial.
Eu no momento dei uma parada na leitura de Crime e Castigo. Quase acabei a quarta parte e até agora me parece genial, mas peguei emprestado o Dom Casmurro com comentários, que inclusive vai estar no vestibular final do ano, etc. Então quando eu terminar Dom Casmurro, volto com o Dostoiévsky.
lol
Dom Casmurro é um saco.
Sou bem indiferente quanto a Crash, mas o filme tem as prováveis duas piores cenas do ano passado: a Bullock (talvez a pior atuação da carreira dela) dizendo para a empregada latina "você é minha melhor amiga" e aquela em que o personagem do Dillon molesta a de Newton.
Eu até estou gostando de Dom Casmurro até o momento.
A Bullock realmente tem a pior tentativa de atuação da vida dela. E toda a história pararela da personagem dela é constrangedora, a pior parte do filme, com a empregada latina inclusa. Já as cenas com o Matt Dillon e a Thandie Newton, inluindo essa aí, são ótimas e bem atuadas, pá.
A cena em que o personagem do Dillon salva a da Newton do acidente é a melhor do filme, de longe; mas aquela outra acho uma bosta mesmo.
Não gosto da atuação da Thandie, a cena da van é uma bosta, a da capa invisível tambem e todos aqueles dialogos da historia dos dois negros. Crash quer imitar Magnolia ate na canção original. Que saco.
pois é, eu tbém achei Munique muito esquiito. Tem algo ali q atrapalha tudo...abs
Postar um comentário