fevereiro 05, 2006

Fevereiro 2006

(última atualização - 25/02: FILMES - visto 1 filme: Quanto Mais Idiota Melhor 2, e adicionado comentário cheio de parênteses sobre Crash ; PLUS)





FILMES DE FEVEREIRO:

17. As Loucuras de Dick e Jane (Fun with Dick and Jane, 2005, dir. Dean Parisot) -
-Jim Carrey aqui se firma mais uma vez como um dos melhores, senão o melhor, ator de sua geração. Ele é alma desse filme. Um filme que não chega a ser tão engraçado a ponto de se dar várias risadas, mas um filme boa praça e muito divertido, especialmente na forma como faz piadas de algumas das recentes desgraças da história dos EUA, incluindo aí sátiras ao George W. Bush. O roteiro é muito bom, e o mais interessante é a forma como o filme vê com bom humor essas pessoas que antes tinham tudo e vivem agora à miséria, sem nunca perder as esperanças e buscando nos jeitos mais extremos alguma forma de sobreviver. E incrível como mais uma vez o Alec Baldwin interpreta o mesmo personagem coadjuvante que têm feito em todos seus filmes nos últimos anos, e que já pôde ser visto recentemente em Tudo Acontece em Elizabethtown.

18. Munique (Munich, 2005, dir. Steven Spielberg) -
-Ainda não sei se o problema foi comigo ou com Spielberg mesmo. O negócio é que o assunto do filme não é para mim dos mais interessantes, e me pareceu que todo o respeito de Spielberg para com essa questão de palestinos e judeus o atrapalhou aqui, e esse seu grande respeito fez com que o filme ficasse assim tão chato e politicamente correto. Munique começa muito bem, a seqüência inicial é ótima, e o filme vai bem até a parte em que é citado o nome dos mortos israelenses (essa parte me lembrou do final de A Lista de Schindler, por ser uma digna homenagem). Assim como o começo, o final também rende algumas boas cenas, os últimos 20 minutos especialmente são ótimos. O problema todo está no meio do filme, onde não funciona nem todo suspense thriller do filme, os planejamentos dos ataques e as explosões são provavelmente os momentos mais entediantes da carreira de Spielberg, e nem funciona o drama humano, geralmente uma das especialidades do diretor, mas que aqui apela para clichês fáceis. E tudo isso para ao final, chegarmos a uma moral óbvia, onde a vingança não compensa e violência só gera violência. Spielberg sabe fazer melhor.

19. Scarface (Idem, 1983, dir. Brian DePalma) -

20. Cabra-Cega (2005, dir. Toni Venturi) -

21. O Homem Errado (The Wrong Man, 1956, dir. Alfred Hitchcock) -

22. Syriana (Idem, 2005, dir. Stephen Gaghan) -

23. Crash: No Limite (Crash, 2005, dir. Paul Haggis) -
-Este é provavelmente o filme mais irregular que já vi. Há cenas maravilhosamente bem escritas e dirigidas (Matt Dillon salvando a Thandie Newton é sem dúvida uma das cenas do ano), enquanto há também pelo menos 2 ou 3 cenas absurdamente constrangedoras (o escorregão da Sandra Bullock e os chineses na van são cenas dignas de risadas involuntárias). Há grandes atuações (Matt Dillon merece o Oscar, talvez o único Oscar que Crash mereça), e atuações péssimas (Sandra Bullock tem que parar já de tentar ser atriz, e continuar fazendo suas comédias românticas). Há personagens e histórias muito interessantes e outros completamente dispensáveis (o filme seria bem melhor se não quisesse dar uma de Magnólia e “enxugasse” algumas de suas histórias paralelas). Ao final as qualidades ainda se sobressaem aos defeitos do filme, mas fica a impressão de que Paul Haggis perdeu a chance de fazer o filme da sua vida ao explicitar tanto sua abordagem do assunto e cometer alguns exageros que comprometem o resultado final.

c01. Barbosa (1988, dir. Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo) -

c02. Ilha das Flores (1989, dir. Jorge Furtado) -

c03. O Sanduíche (2000, dir. Jorge Furtado) -

24. Johnny e June (Walk the Line, 2005, dir. James Mangold) -

25. As Grandes Aventuras de Pee Wee (Pee-wee's Big Adventure, 1985, dir. Tim Burton) -

26. Quanto Mais Idiota Melhor 2 (Wayne's World 2, 1993, dir. Stephen Surjik) -


* filmes entre "//" representam filmes revistos
* filmes com "c." representam curta-metragens

________________


PLUS:


(05/02) - Quer participar de um concurso dos vencedores do Oscar e concorrer a 50 DVDs? Aqui ó

(11/02) - Vou publicar aqui a lista dos meus votos para a segunda fase do Alfred 2005 :

FILME: Marcas da Violência
DIRETOR: Manoel de Oliveira, Um Filme Falado
ATOR: Mickey Rourke, Sin City
ATRIZ: Natalie Portman, Closer
ATOR COADJUVANTE: Nick Nolte, Clean
ATRIZ COADJUVANTE: Virginia Madsen, Sideways
ELENCO: Sin City
ROTEIRO ORIGINAL: Um Filme Falado
ROTEIRO ADAPTADO: Marcas da Violência
FILME DE ESTRÉIA: Hora de Voltar
FILME NACIONAL: *Nulo
CENA DO ANO: Mesa do Jantar, Marcas da Violência
FOTOGRAFIA: O Jardineiro Fiel
DIREÇÃO DE ARTE: A Fantástica Fábrica de Chocolates
MONTAGEM: Sin City
FIGURINO: O Aviador
MAQUIAGEM: Terra dos Mortos
EFEITOS ESPECIAIS: Sin City
SOM: Sin City
MÚSICA: Reencarnação
DISCO: Hora de Voltar
CANÇÃO ORIGINAL: "So Long and Thanks For All the Fish", O Guia do Mochileiro das Galáxias
PIOR FILME: A Ilha

(25/12) - Eu preciso ver mais filmes

-A TNT cometeu um crime essa semana ao exibir Embriagado de Amor dublado e em fullscreen. Não se podia esperar outra coisa da TNT, mas ainda assim é um crime fazer isso com o, até então, filme da década.

-É impressão minha ou o Oscar esse ano está incrivelmente chato?

-Fato comprovado cientificamente: quando você ouve I'll Be There For You, do Bon Jovi, você fica com essa maldita música na cabeça por no mínimo 2 dias.

-Carnaval é uma merda.

-Eu queria escrever algo inteligente aqui.

24 comentários:

Anônimo disse...

Não sei pq, não curto Scarface, acho a versão antiga ultrapassada e a atual exagerada demais.
ae!

Ed disse...

Nossa.. Não vi Munique ainda, mas quero uma dissertação.

Anônimo disse...

Por favor, discorra sobre essas duas estrelas para Munique.

Anônimo disse...

Que seja uma explicação mto convincente para essas 2 estrelas para Munique e As Loucuras de Dick e Jane é bem legal, enquanto Scarface eu não vi :o!

Anônimo disse...

Ruim é ver mais gente dando nota máxima para SCARFACE. O que vêem nisso, deus do céu...

Christopher Faust disse...

opa opa, logo comentário sobre Munique, acalmem-se. hehehh

E eu achei Scarface demais. Al Pacino rulez.

Anônimo disse...

Gosto de Scarface, mas não acho essa obra-prima que todo mundo diz.

Anônimo disse...

Acho Scarface bem superestimado também, mas, ainda assim, acho ótimo. Loucuras de Dick e Jane eu ri até não poder mais, me surpreendi com o filme (e o Carrey tá genial mesmo). Cabra-cega achei muito bom, e o do Hitch e o do Spielberg eu não vi ainda.

Anônimo disse...

Nossos votos ao Alfred batem muito pouco;- você previlegiou os filmes que ignorei. Em comum temos 2 ou 3... e todas elas técnicas.

Anônimo disse...

Só um voto seu para o Alfred bate com o meu (filme de estréia).

Anônimo disse...

Crash é 4,5/10.

Christopher Faust disse...

Acho que a grande maioria dos votos para o Alfred serão bem diversificados entre os integrantes. Isso porque a lista dos indicados ficou muito boa e bem diversificada.

E Miura, aposto que você deve ter votado em O Aviador para umas 13 categorias.


Crash comentarei durante a próxima semana. É um filme cheio de erros e acertos, onde no final os acertos ainda se sobressaem.

Anônimo disse...

Foi mais ou menos por aí... =)

Felipe Rezende disse...

Eu gostei de Johnny & June. Achei a história deles bonita e bem contada. Apesar dos clichês das histórias de todo artista americano.
E a Reese merece muito esse Oscar.

Anônimo disse...

bem, só discordo de não por David Cronenberg como melhor diretor, pois o cara fez a melhor cena do ano e o melhor filme. acho meio estranho ele não levar o de diretor...
ae!

Anônimo disse...

Todos estão desaprovamdo Walk the line. Pee Wee tem em dvd ou voce viu na TNT?

Anônimo disse...

esto lendo Crime e Castigo também. o narrador acaba de ironizar os progressistas-niilistas numa conversa de Lújin Piotr Pietróvitch com seus colegas de quarto.

Christopher Faust disse...

O que mais me irritou em Johnny e June foram realmente os clichês realmente. Comentário perfeito para o filme é dizer que é o Ray do ano. Ponto final.
Joaquin Phoenix está ótimo, tem a atuação de sua carreira, enquanto a atuação da carreira da Reese Witherspoon ainda é em Eleição (mas ela está ótima também, pá).

Pee Wee eu vi na TNT mesmo. Aliás, a cotação aumentou para 5 estrelas. É genial.


Eu no momento dei uma parada na leitura de Crime e Castigo. Quase acabei a quarta parte e até agora me parece genial, mas peguei emprestado o Dom Casmurro com comentários, que inclusive vai estar no vestibular final do ano, etc. Então quando eu terminar Dom Casmurro, volto com o Dostoiévsky.

lol

Anônimo disse...

Dom Casmurro é um saco.

Anônimo disse...

Sou bem indiferente quanto a Crash, mas o filme tem as prováveis duas piores cenas do ano passado: a Bullock (talvez a pior atuação da carreira dela) dizendo para a empregada latina "você é minha melhor amiga" e aquela em que o personagem do Dillon molesta a de Newton.

Christopher Faust disse...

Eu até estou gostando de Dom Casmurro até o momento.

A Bullock realmente tem a pior tentativa de atuação da vida dela. E toda a história pararela da personagem dela é constrangedora, a pior parte do filme, com a empregada latina inclusa. Já as cenas com o Matt Dillon e a Thandie Newton, inluindo essa aí, são ótimas e bem atuadas, pá.

Anônimo disse...

A cena em que o personagem do Dillon salva a da Newton do acidente é a melhor do filme, de longe; mas aquela outra acho uma bosta mesmo.

Anônimo disse...

Não gosto da atuação da Thandie, a cena da van é uma bosta, a da capa invisível tambem e todos aqueles dialogos da historia dos dois negros. Crash quer imitar Magnolia ate na canção original. Que saco.

Anônimo disse...

pois é, eu tbém achei Munique muito esquiito. Tem algo ali q atrapalha tudo...abs