última atualização - 16/09
FILMES:
113. Reis e Rainha (Rois et Reine, 2004, dir. Arnaud Desplechin) -
114. Tetsuo (Idem, 1989, dir. Shinya Tsukamoto) -
115. Mensageiras da Luz (2004, dir. Evaldo Mocarzel) -
116. A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale, 2005, dir. Noah Baumbach) -
117. Elsa e Fred (Elsa y Fred, 2005, dir. Marcos Carnevale) -
118. Alphaville (Idem, 1965, dir. Jean-Luc Godard) -
119. A Dama na Água (Lady in the Water, 2006, dir. M.Night Shyamalan) -
120. O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet Des Dr. Caligari, 1919, dir. Robert Wiene) -
121. Eu, Você e Todos Nós (Me and You and Everyone We Know, 2005, dir. Miranda July) -
122. Vôo United 93 (United 93, 2006, dir. Paul Greengrass) -
-Começou com 3 estrelas, depois foi para duas, e agora é o pior filme do ano. A verdade é que saí do cinema com dor de cabeça e um pouco tonto, o filme me fez sentir mal. Duranteo filme, me impressionei por ele parecer tão real e pelos seus quinze minutos finais cheios de tensão, mas agora não sei até que ponto isso é algo positivo ou apenas um artifício extremamente apelativo. Adoro Domingo Sangrento e acho A Supremacia Bourne um bom entretenimento, mas o estilo do Paul Greengrass soa ridículo neste filme. Não há sentido em filmar esta história do jeito que foi filmado, o filme parece ser feito com a única intenção de fazermos nos sentir na situação dos seus personagens. Um filme descartável e completamente desnecessário, é algo comparável ao que foi Crash (que não é tão ruim assim) no ano passado. Só espero que não ganhe o Oscar.
123. O Despertar dos Mortos (The Dawn of the Dead, 1978, dir. George A. Romero) -
124. Paris, Texas (Idem, 1984, dir. Win Wenders) -
125. O Corte (Le Couperet, 2005, dir. Costa-Gavras) -
126. O Maior Amor do Mundo (2006, dir. Carlos Diegues) -
127. /A Vila/ (The Village, 2004, dir. M.Night Shyamalan) -
128. Diário de uma Camareira (Le Journal d'une Femme de Chambre, 1964, dir. Luis Buñuel) -
129. Retratos de Família (Junebug, 2005, dir. Phil Morrisson) -
130. Três Enterros (The Three Buriels of Melquiades Estrada, 2005, dir. Tommy Lee Jones) -
131. Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura (1968, dir. Roberto Farias) -
132. Hiroshima Mon Amour (Idem, 1959, dir. Alain Resnais) -
133. Marnie - Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964, dir. Alfred Hitchcock) -
.
PLUS:
- Shyamalan é, indiscutivelmente, um dos mais interessantes diretores americanos na atualidade. Faz cinema autoral, e deixa sua marca em seus filmes (especialmente nos últimos três).
A Vila, após a revisão, se tornou um dos melhores filmes da década. É Shyamalan em sua melhor forma, dirigido maravilhosamente bem, tecnicamente impecável e cheio de simbolismos e metáforas que pensam sobre o mundo atual. Obra-prima.
Sobre A Dama na Água, confesso que tive alguns problemas com o filme. Me incomodou o excesso de humor, desnecessário na minha opinião, e também alguns artifícios de Shyamalan para desenvolver sua história. Na verdade, acho que neste filme o Shyamalan não se levou muito a sério. O personagem do crítico de cinema, por exemplo, é interessante e protagoniza uma das cenas mais divertidas do ano, mas uma cena que parece deslocada no meio de toda a atmosfera do filme.
É um Shyamalan menor, e não acho que ele tenha feito o filme com a intenção dele ser um de seus grandes filmes. É bom, mas poderia ser muito melhor.
TOP 5 SHYAMALAN
1- A Vila
2- Corpo Fechado
3- O Sexto Sentido
4- A Dama na Água
5- Sinais
7 comentários:
Vôo 93 eu to aguardando a estréia aqui em Fortaleza; o mesmo vale para o filme da Miranda July.
Agora, Dama na Água é genial, pô.
Sou louco para rever A Vila, mas ainda não tive a oportunidade. Lembro que adorei o filme da primeira vez que vi. Porém, Dama na Água é melhor, muito melhor.
TOP Shyamalan:
1 - A dama na água
2 - Corpo Fechado
3 - A Vila
4 - Sinais
5 - Sexto Sentido (envelheceu muito mal esse daqui)
Pô, Paris, Texas é mais que isso.
Questão/desafio sobre os filmes de Almodóvar!!!
1. corpo fechado (bom)
2. sexto sentido (decente)
3. sinais (regular)
4. a vila (ruim)
e dama na água, por enquanto, eu vou fugir.
é, acho que já não vc não pode mais dizer que o tio Shy é indiscutivelmente (!) dos mais interessantes diretores na atualidade.
Opa. Mas você tem que ao menos concordar que o Shyamalan faz cinema autoral. Pôe suas marcas em seus filmes. Até entendo os seus detratores, mas ele é um diretor único no panorama do cinema hollywoodiano atual.
E interessante não quer dizer necessariamente bom.
Sobre o Almodovar, só vi 3 filmes dele (os três últimos), então não acho que eu possa dizer qual é o melhor de sua carreira. Mas digo que não entendo todo esse alarde em cima de seus filmes. É um diretor competente, e ponto.
Paris, Texas eu vi num vhs com qualidade bem ruim, mas o filme me decepcionou. Apesar de que a a sequencia do peepshow é genial.
ni. ni.
Hiroshima é uma obra-prima mesmo e Marnie é top 3 Hitchcock (três estrelas é muito pouco...).
Postar um comentário