abril 02, 2008

Abril 2008




58. Os Amantes do Círculo Polar (Los Amantes del Círculo Polar, 1998, dir. Julio Medem) -

59. Ponto de Vista (Vantage Point, 2008, dir. Pete Travis) -

60. Jumper (Idem, 2008, dir. Doug Liman) -

61. Ghost Dog (Gohst Dog: The Way of the Samurai, 1999, dir. Jim Jarmush) -

62. O Cangaceiro (1953, dir. Lima Barreto) -

63. Onde a Terra Acaba (2001, dir. Sergio Machado) -

64. Shine a Light (Idem, 2008, dir. Martin Scorsese) -
-Texto sobre aqui

65. Paranoid Park (Idem, 2007, dir. Gus Van Sant) -
-Texto sobre Paranoid Park e algumas coisas mais aqui.

66. /Embriagado de Amor/ (Punch-Drunk Love, 2002, dir. Paul Thomas Anderson) -

67. Mutum (2007, dir. Sandra Kogut) -

68. Estômago (2007, dir. Marcos Jorge) -

69. /Across the Universe/ (Idem, 2007, dir. Julie Taymor) -

70. /Zoolander/ (Idem, 2001, dir. Ben Stiller) -

71. /Magnólia/ (Magnolia, 1999, dir. Paul Thomas Anderson) -

72. Underground - Mentiras de Guerra (Underground, 1995, dir. Emir Kusturica) -

73. Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007, dir. Sean Penn) -

74. Jogo de Cena (2007, dir. Eduardo Coutinho) -

75. /Hora de Voltar/ (Garden State, 2004, dir. Zach Braff) -



-No outro blog tem texto sobre Desconstruindo Harry, um dos grandes filmes de Woody Allen dos anos 90. Aproveite também para conferir o grandiosíssimo primeiro Duelo de Críticas - aqui, aqui e aqui.


.

7 comentários:

samuel disse...

Sério que vc achou o Medem isso tudo? Nada esquematizado ou forçadamente colocado? Gosto bastante do filme (mas no máximo-estourando três estrelas e meia), mas acho que ele extrapola nas metáforas e na construção das coincidências. Tenho vontade de ver Lucia e o Sexo.

Christopher Faust disse...

Pois é, adorei o Medem.

As coincidências existem desde o começo do filme, então por isso não me incomodou nada. Aliás, cada vez mais gosto de filmes que fazem um bom uso das coincidências. No mais, achei uma bela história bem filmada. Minha paixão platônica pela Najwa Nimri também ajudou um pouco na cotação, confesso.

Lucia e o Sexo é ótimo também. Um dos primeiros usos geniais do digital no cinema.

samuel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
samuel disse...

Adoro Ghost Dog, subversão pura. Maior barato ver mafiosos discutindo sobre Public Enemy e rap de maneira inteligente na tela pós-Tarantino.

E vai ser foda ver o filme do Scorsese sentado, mas amanhã tô lá e dificilmente sairei frustrado.

Anônimo disse...

Essas cinco estrelas pra Embriagado de Amor me lembram que eu ainda não revi o filme esse ano, mas já ta na hora; to precisando, heheh.

Shine a Light é muito bom mesmo, assim como Paranoid Park (mas prefiro bem mais Last Days e Elefante, obras-primas), e repito a pergunta feita por você no texto sobre o filme: acho que o Van Sant é realmente o que melhor entende o adolescente atualmente, não apenas no Cinema. Serginho Groisman que se cuide!!! hihihi, ;)

Christopher Faust disse...

Gostei bastante do choque de culturas em Ghost Dog. Há momentos geniais nele, porém achei o filme um pouco arrastado. E também, tendo como referência os outros filmes que vi do Jarmusch, nunca imaginei que faria algo como Ghost Dog.

Pior que eu tava querendo rever algum filme do Abel Ferrara, mas daí fui procurar O Rei de Nova York ou Olhos de Serpente na minha coleção de dvds, vi aquela capa maravilhosa de Embriagado de Amor, e fui obrigado a rever. E amigos, o filme fica cada vez melhor.

Depois fiquei pensando em filmes recentes que realmente entendem o adolescente e, além dos Van Sant, o único que me veio a mente foi Superbad, mas que leva tudo para um lado cômico. Van Sant é ainda o melhor no cinema.

Mas bem lembrado. Fora do cinema, o Groisman ainda é imbatível. hehehehahea


que preguiça de deletar esses spam.

Anônimo disse...

Underground é um filme inacreditável.