
FILMES DE OUTUBRO:
149. /Harry Potter e a Pedra Filosofal/ (Harry Potter and the Sorcerer's Stone, 2001, dir. Chris Columbus) -

150. Vestida Para Matar (Dressed to Kill, 1980, dir. Brian DePalma) -

151. Alma Corsária (1993, dir. Carlos Reichenbach) -

152. A Casa do Lago (The Lake House, 2006, dir. Alejandro Agresti) -

-O filme tem três grandes problemas. Os dois primeiros se chamam Keanu Reeves e Sandra Bullock, dois dos piores atores da atualidade, sem dúvidas. E o terceiro grande problema é o roteiro, gratuito, previsível e cheio de furos. Mas tudo isso é compensado pela ótima direção de Alejandro Agresti. Ele dá o clima para o filme, e faz ousadas decisões e movimentações de câmera para um filme do tipo. Dois destaques: a cena em que a câmera se torna a porta giratória de um hotel, ótimo exibicionismo cinemático ; e a mais linda cena do filme, a longa conversa dos dois na varanda (que praticamente não tem cortes e começa com eles de costas!!) que resulta numa dança. E a trilha sonora cult e bonitinha também ajuda.
153. Violência Gratuita (Funny Games, 1997, dir. Michael Haneke) -

154. Lua de Fel (Bitter Moon, 1992, dir. Roman Polansky) -

c18. Ímpar Par (dir. Esmir Filho) -

c19. Rapsódia Para um Homem Comum (dir. Camilo Cavalcanti) -

c20. Entre Paredes (dir. Eric Laurence) -

155. Ghost World (Idem, 2001, dir. Terry Zwigoff) -

156. Moonlight Whispers (Gekko no Sasayaki, 1999, dir. Akihiko Shiota) -

157. Barry Lyndon (Idem, 1975, dir. Stanley Kubrick) -

158. Abismo do Medo (The Descent, 2005, dir. Neil Marshall) -

159. Gêmeos - Mórbida Semelhança (Dead Ringers, 1988, dir. David Cronenberg) -

160. Dália Negra (The Black Dahlia, 2006, dir. Brian DePalma) -

161. El Favor (Idem, 2004, dir. Pablo Sofovich) -

162. THX 1138 (Idem, 1971, dir. George Lucas) -

163. /Carrie - A Estranha/ (Carrie, 1976, dir. Brian DePalma) -

164. Intervalo Clandestino (2006, dir. Eryk Rocha) -

165. Manderlay (Idem, 2005, dir. Lars Von Trier) -

c21. Sangue das Bestas (Le Sang des Bêtes, 1948, dir. Georges Franju) -

166. Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage, 1960, dir. Georges Franju) -

167. Tudo Pela Fama (American Dreamz, 2006, dir. Paul Weitz) -

* filmes entre / / são filmes revistos
* filmes com "c." são curtas-metragens
.
11 comentários:
Christopher, porque só duas estrelas pra Violência Gratuita?
Christopher, porque só duas estrelas pra Violência Gratuita?
Basicamente porque achei o argumento do filme em si bobo demais. Apesar de ainda render umas boas sequências e talz.
Sou hiper fã de "Barry Lyndon"!!!
Ah, e de "Lua de mel, lua de fel"!!!
você gosta de Assassinos por Natureza, não? Compare os argumentos, veja que maravilha é o filme do Haneke em relação a esbórnia do Stoned.
eu não gosto de Assassinos por Natureza, na verdade.
Dália Negra é filmão; entraria em que lugar na lista de melhores?
Se há coisa que me deixa logo de pé atrás quanto a críticas, é quando se apoiam em determinados chavões. "Keanu Reeves e Sandra Bullock, dois dos piores atores da atualidade, sem dúvidas"? Tenho sérias dúvidas quanto a isso. Aliás, tenho a certeza de que a situação aqui é mais um típico caso de (des)favoritismo do crítico. X director SÓ faz filmes bons, mesmo que o filme à sua frente não seja grande coisa; ou y actor SÒ faz filmes maus, por muitas vezes que prove o contrário. É o caso dos dois actores em causa: aqui esteve um filme amplamente apoiado no envolvimento entre os dois, num desenrolar emotivo dos dois personagens que, a meu ver, foi perfeito. Com um problema: passou totalmente ao lado de vários críticos porque não ia de encontro ao que estes esperavam: não era um sci-fi de Reeves, nem uma comédia light de Sandra.
E "roteiro, gratuito, previsível e cheio de furos"? Desculpe, mas, olhando para o filme, não acha mais que óbvio que era SUPOSTO o espectador perceber o que aconteceu aquele personagem, e deixar grandes explicações teorico-temporais de lado, de modo a centrar todo o filme apenas na troca emocional entre os personagens? Nem todos os filmes têm de ser feitos de twists mirabolantes e finais surpresa; este, era um romance, que cumpriu a promessa usual dos romances: ser uma história que gira em torno da relação entre duas pessoas.
ah, então, eu realmente não sei escrever e não tenho nenhuma pretensão de fazer críticas. Não gosto dos meus textos, eles são apenas comentários mal desenvolvidos cheios de clichês e talz.
e A Casa do Lago é um ótimo filme sim, que cumpre sua promessa. blah,
Christopher, da sua lista o que me surpreendeu foram as três estrelas para THX 1136 E Manderlay (principalmente o primeiro, que achei um filmaço). No mais, não tenho o que contestar. Difícil criticar alguma coisa numa lista de filmes que traz pérolas como Barry Lindon, Vestida para Matar e Carrie: A Estranha. Abraços do crítico da caverna cinematográfica.
Postar um comentário