janeiro 03, 2006

Janeiro 2006

(última atualização - 1º/02 : FILMES - visto 3 filmes: /Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban/, Harry Potter e o Cálice de Fogo, /Os Outros/ ; PLUS: Voltando)






FILMES DE JANEIRO:

1. Scanners - Sua Mente Pode Destruir (Scanners, 1981, dir. David Cronenberg) -

2. Dez (Ten, 2002, dir. Abbas Kiarostami) -

3. Ran (Idem, 1985, dir. Akira Kurosawa) -

4. Quanto Mais Idiota Melhor (Wayne's World, 1992, dir. Penelope Spheeris) -

5. A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, 1967, dir. Mike Nichols) -

6. Solaris (Solyaris, 1972, dir. Andrei Tarkovsky) -
- Só quero dizer aqui que o remake do Sooderbergh de 2002 é bem melhor. E eu estou espantado com isso. Esse do Tarkovsky é muito bom, até mesmo pelo seu argumento original, mas tem lá seus exageros e algumas cenas desnecessárias. Teria uma estrela a mais se terminasse uns 30 segundos antes, aliás.

7. O Invasor (2002, dir. Beto Brant) -

8. Os Pássaros (The Birds, 1963, dir. Alfred Hitchcock) -

9. Soldado Anônimo (Jarhead, 2005, dir. Sam Mendes) -

10. /Por Um Sentido na Vida/ (The Good Girl, 2002, dir. Miguel Arteta) -

11. /O Talentoso Ripley/ (The Talented Mr. Ripley, 1999, dir. Anthony Minghella) -

12. Todas as Mulheres do Mundo (1962, dir. Domingos Oliveira) -

13. /Como Enlouqucer Seu Chefe/ (Office Space, 1999, dir. Mike Judge) -

14. /Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban/ (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban, 2004, dir. Alfonso Cuarón) -

15. Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire, 2005, dir. Mike Nichols) -

16. /Os Outros/ (The Others, 2001, dir. Alejandro Amenabar) -


* filmes entre "//" significam filmes revistos



PLUS:

(03/01) - Só pra avisar, caso não perceberam, há no post abaixo um balanço dos filmes vistos lançados no Brasil em 2005, com top dos melhores, piores, etc e tal. Dêem uma conferida.

- E no dia 31 de Janeiro divulgo aqui os indicados ao Christopher's Awards, minha premiação dos melhores do ano.

(15/01) - Amanhã rola o Globo de Ouro, com transmissão pela Sony e pelo Sbt (com apresentação da inteligentíssima Analice Nicolau e do ótimo crítico Rubens Ewald Filho), e vai aqui umas previsões dos vencedores nas principais categorias, só por diversão.

:

MELHOR FILME - DRAMA: Brokeback Mountain (alt: O Jardineiro Fiel)
MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL: Johnny e June (alt: Mrs. Handerson Presents)
ATOR - DRAMA: Phillip Seymour Hoffman, Capote (alt: Heath Ledger, Brokeback Mountain)
ATOR - COMÉDIA/MUSICAL: Joaquin Phoenix, Johnny e June (alt: Jeff Daniels, A Lula e a Baleia)
ATRIZ - DRAMA: Maria Bello, Marcas da Violência (alt: Felicity Huffman, Transamerica)
ATRIZ - COMÉDIA/MUSICAL: Reese Witherspoon, Johnny e June (alt: Judi Dench, Mrs. Handerson Presents)
ATOR COADJUVANTE: George Clooney, Syriana (alt: Paul Giamatti, A Luta Pela Esperança)
ATRIZ COADJUVANTE: Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel (alt: Scarlett Johansson, Ponto Final)
DIRETOR: Ang Lee, Brokeback Mountain (alt: George Clooney, Boa Noite e Boa Sorte)
ROTEIRO: Crash (alt: Brokeback Mountain
CANÇÃO ORIGINAL: Os Produtores (alt: As Crônicas de Nárnia)
TRILHA SONORA: Brokeback Mountain (alt: King Kong)
FILME ESTRANGEIRO: Paradise Now (alt: Tsotsi)

MELHOR SÉRIE - DRAMA: Lost (alt: Roma)
MELHOR SÉRIE - COMÉDIA/MUSICAL: Desperate HousEwives (alt: Everybody Hates Chris)


(1º/02) - Fiz uma repentina viagem de férias de 14 dias que não avisei aqui, mas já estou de volta. :). Amanhã ou, no mais tardar, depois de amanhã revelo aqui os indicados ao Christopher's Awards, meu prêmio de melhores do ano. Aguardem.

29 comentários:

Anônimo disse...

porra, vi 1 hra de scanners num dia e dormi pq tava com mto sono, mas tava adorando.

Anônimo disse...

Dez eu confesso que me venceu, não suportei.

Ran é foda mesmo.

Anônimo disse...

Os dois são fodas. Vale a pena aguentar a resistência inicial que Dez propõe. Aquele garoto deve ser uma das personagens mais perversas do cinema.

Marvin disse...

Eu gosto de Dez, bastante até... dizem q vendo em dvd é pior - mais difícil de se concentrar, a paciência se esgota mais rápido e tal... vai saber.

Anônimo disse...

ta baixa a nota de A Primeira Noite de um Homem. porque nao gostou tanto?

Anônimo disse...

Rapaz, "Quanto mais idiota melhor" com "A primeira noite de um homem" vindo em seguida com a mesma nota? Ousadia total.

E "Solaris" eu vejo quando for atrás do cinema do Tarkovsky, o que deve ocorrer só no segundo semestre.

Anônimo disse...

Solaris primeira versão pra mim é uma chatice completa, é difícil naõ pegar no sono.
Fiquei surpreso por vc dar só 3 estrelas para a "A Primeira Noite de Um Homem"
ae!

Christopher Faust disse...

Realmente não achei A Primeira Noite de um Homem grande coisa, é apenas um bom filme. O maior mérito é a sua trilha sonora, ótima.

E engraçado, todo mundo diz que o Solaris do Tarkovsky é um filme chato, etc e tal. Mas não achei o filme nem um pouco chato, é apenas um pouco lento mas dá pra ver numa boa.

Anônimo disse...

Meu medo do Tarkovsky é justamente ele ser chato. =P

E sobre o "A primeira noite de um homem", realmente a trilha é um destaque a parte, porém o filme possui alguns méritos que o elevam a um grande filme (o Hoffman está excelente, por exemplo, sem contar toda a temática do filme).

Anônimo disse...

Falando em trilha sonora, e a de Os Pássaros, ahn? Hehehe

Anônimo disse...

os passaros é muito foda, um dos melhores do hitch.

Anônimo disse...

Também vi O Invasor há pouco tempo, e dei a mesma nota que você, Christopher. Particularmente, não gostei da trilha do filme...
Devo estar vendo Os Pássaros em breve, já que quero dar uma mergulhada mais efetiva no cinema de Hitchcock.

Christopher Faust disse...

E nada contra a trilha de O Invasor, Kollison, gosto do Sabotage até. Aliás, faz tempo que ele não lança um cd novo hein? (*)


A trilha dos Pássaros, assim como a da maioria dos filmes do Hitchcock, é genial. O cara é foda.

Quero ver se mês que vem dou uma de Guga e faço uma maratona só de filmes do mestre.



(*desculpa aí pela piada de mal gosto)

Felipe Rezende disse...

Soldado Anonimo eu gostei pra caralho. O roteiro, a fotografia, o Peter Sarsgaard... muito foda.
Por Um Sentido Na Vida passou ontem na fox né? Quando eu coloquei tava no finalzinho já... Jake Gyllenhaal mó novinho.

Anônimo disse...

Muito bom seu blog. Vou passar a vir mais vezes. Sobre os filmes de janeiro já vi:

Scanners, que para mim era o melhor Cronenberg até o History of Violence.

Ran, excelente.

A Primeira Noite de um Homem, briga por entrar no meu top10.

Ah, vendo o Solaris me lembrei que achei o filme numa locadora aqui da cidade meio longe de casa há quase um ano, mas ainda não peguei...hehehehe vou ver se vou lá e pego depois o filme de Clooney para comparar.

Anônimo disse...

todas as mulheres do mundo é um grade filme

Anônimo disse...

Que Golden Globe surpreendente.. nossa. Errei só uma aposta. hehehe

Anônimo disse...

esse comentário foi meu.

Anônimo disse...

Da lista:

A Primeira Noite de um Homem, aumentaria uma estrela;

Os Pássaros e O Talentoso Ripley deixaria como estar;

agora Scanners aumentaria outra estrela.

Anônimo disse...

(com apresentação da inteligentíssima Analice Nicolau e do ótimo crítico Rubens Ewald Filho)

olha.... o christopher é engraçadão.

Anônimo disse...

acho q solaris original devia ter é 20 minutos menos, achei chato pra caramba. A refilmagem saiu bem melhor.
a primeira Noite de Um Homem merecia mais uma estrela e o Invasor tb.
ae!

Anônimo disse...

Tudo bem? Passo aqui para dizer-te que mudei de blog. Quando der passe lá e atualize o link. Agradecido.

http://os-intocaveis.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tá vivo?

Christopher Faust disse...

Opa. Voltei.

Anônimo disse...

Sorte de ter viajado. Gosto do Prisioneiro de Azkabhan, mas em geral os filmes da série não me chamam a atenção, vejo a maioria em dvd.

Anônimo disse...

Particularmente gosto mais de O Prisioneiro de Azkbana do que todos os outros filmes da série. Enfim, postei uma crítica de Munique no meu blog junto com os que eu acho que serão os vencedores do Oscar, quando puder passe lá.

Anônimo disse...

Eu gosto de Askhaban, mas acho Cálice de Fogo ruim demais (não opta por qual tipo de trama seguir: suspense? comédia? drama adolescente?)

Iris de Oliveira disse...

olá, olá! peguei seu link no blog do chico fire, bem legal o blog, apesar de não publicar no meu, o lance das listas é batata, a voz d povo é a voz...
só não concordo no post anterior com king kong e com jardineiro lá embaixo.
abraços
iris

Christopher Faust disse...

Revendo Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban o filme me pareceu muito decepcionante, especialmente por vir do melhor livro da série e do diretor mais interessante que a série já teve e provavelmente terá.

Já Harry Potter e o Cálice de Fogo finalmente dá um ar mais maduro a série, e eleva um pouco o nível dos três primeiros filmes.