setembro 01, 2005

Setembro 2005

(última atualiazão 30/09: FILMES - visto 1 filme: Stealth - Ameaça Invisível)


FILMES DE SETEMBRO:

(1º/09) - /Escola do Rock/ (School of Rock, 2003, dir. Richard Linklater) - *****

(02/09) - Gaijin 2 - Ama-me Como Sou (2005, dir. Tizuka Yamasaki) - *
-Só no Brasil mesmo para existir um festival de cinema como o de Gramado. Um festival de cinema, que existe para vangloriar a televisão e seus astros, ou seja um festival de cinema onde os filmes ficam em segundo plano. Eu nunca fui ao festival logicamente, mas só pelos vencedores e por tudo que se ouve e lê sobre o festival já dá para se ter uma idéia do que é. Antes do Festival de Gramado deste ano eu nunca tinha ouvido falar em Tizuka Yamasaki, que descobri pelo Imdb que depois de ser assistente de direção de um filme de Glauber Rocha, dirigiu Gaijin (que passou esses dias na Globo, mas não vi) e depois virou diretora de filmes de Xuxa e Didi. E pois bem, esse ano a bancada do júri de Gramada, do qual Jayme Monjardim fez parte, escolheu como o grande vencedor esse Gaijin 2, que é um filme cheio de problemas e com uma produção orçada em R$ 10 milhões , mas que dua direção de arte parece mais como minisérie da Globo do que com cinema propriamente dito.O filme tem vários problemas, é cheio de clichês mal amontoados, e trata o espectador de uma forma até meio infantil (os filmes da Xuxa devem ter tido alguma influencia aqui). A tentativa de mostrar em 131 minutos a história dos imigrantes japoneses no Brasil que durou quase um século fracassa, e o filme tentar situar os acontecimentos do filme com acontecimentos históricos atrapalha ainda mais, o que torna o filme muito didático. E Yamasaki deve achar que seu público nunca estudou história na vida, pois o filme tenta explicar minuciosamente certos acontecimentos como Pearl Harbor, a crise de 29, entre outros. De Resto, sobram mulheres grávidas, ridículas participações de atores globais (o que diabos Dado Dolabela estava fazendo ali?), personagens estereotipados, todo tipo de sotaque, além de um ridículo retrato da cultura brasileira (mostrando índios e animais, imagens da Amazônia quando o filme se passa em Londrina). Um grande desperdício de dinheiro, feito para conquistar o público que gosta de novelas, que adorou Olga, e que vai ao Festival de Gramado para idolatrar atores globais.

(04/09) - Amor em Jogo (Fever Pitch, 2005, dir. Peter e Bobby Farrelly) - ***
-Não há de se negar que o filme cumpre muito bem o seu papel de ser uma boa comédia romântica, com alguns momentos inspirados (a cena do Jimmy Fallon convidando a Drew Barrymore para o jogo de abertura do campeonato como se fosse um pedido de casamento é encantadora). Porém confesso que tenho saudade dos irmãos Farrelly de Débi e Lóide e Quem vai Ficar com Mary, e do humor politicamente incorreto e escatológico deles. Percebe-se que nos seus últimos filmes, desde O Amor é Cego, eles vem fazendo um tipo de humor mais correto e com valores morais. Não que comédias com valores morais sejam ruins, longe disso (tanto é que adorei os dois últimos filmes do Paul Weitz), mas apenas acho que o humor escatológico combina mais com o jeito de filmar dos irmãos Farrelly. Aqui ainda há alguns momentos disso, como a Drew vomitando na casa ou a bolada que ela recebe no estádio, mas não é nada em comparado com esperma no cabelo ou a venda de um passarinho morto a um garoto cego. Anyway, ainda há coisas boas no filme, momentos encantadores, a relação entre um torcedor fanático e uma mulher ocupada com o seu trabalho, mas o filme não consegue fugir dos clichês dos filmes hollywoodianos atuais.

(04/09) - Provocação (The Door in the Floor, 2004, dir. Tod Williams) - *1/2

(06/09) - /Diários de Motocicleta/ (Diarios de Motocicleta, 2004, dir. Walter Salles) - ****

(07/09) - /Os Incríveis/ (The Incredibles, 2004, dir. Brad Bird) - ***1/2

(09/09) - Hora de Voltar (Garden State, 2004, dir. Zach Braff) - ****1/2
-Adorei. Tem futuro, esse Zach Braff. Não conheço a sua série Scrubs, mas aqui em seu primeiro filme ele já consegue fazer uma comédia jovem, atual, pretenciosa, que é engraçado, tem momentos sensíveis, e tem como plano de fundo um denso drama familiar e uma bela história de amor. É interessante a relação do personagem principal com o seu pai, com os seus amigos de infância agora já maiores, e com a própria cidade em que cresceu e que resolveu deixar para trás. Natalie Portman está ótima, se confirma como uma das melhores atrizes de sua geração, e seu personagem é uma graça, consegue fazer do romance do filme algo verosímel. É um filme muito agradável de se ver, tem uma ótima trilha sonora e um clima indie muito bom. Vale a pena dar uma conferida.

(10/09) - A Ostra e o Vento (1997, dir. Walter Lima Jr.) - ****

(11/09) - Evil - Raízes do Mal (Ondskan, 2003, dir. Mikael Hafstrõm) - **

(11/09) - Terra dos Mortos (Land of the Dead, 2005, dir. George A. Romero) - ****

(12/09) - Penetras Bons de Bico (Wedding Crashers, 2005, dir. David Dobkin) - ***

(16/09) - Deu Zebra! (Racing Stripes, 2005, dir. Frederik Du Chau) - w/o

(18/09) - De Repente é Amor (A Lot Like Love, 2005, dir. Nigel Cole) - **1/2

(18/09) - Quatro Amigas e um Jeans Viajante (The Sisterhood of Travelling Pants, 2005, dir. Ken Kwapis) - ***

(27/09) - Água Negra (Dark Water, 2005, dir. Walter Salles) - ***1/2

(28/09) - Vôo Noturno (Red Eye, 2005, dir. Wes Craven) - ****



(30/09) - Stealth - Ameaça Invisível (Stealth, 2005, dir. Rob Cohen) - *

* entre / / estão os filmes revistos

_____________________________________________


PLUS:


(1º/09) - Nada não, só pra ter algo aqui no novo post.

(02/09) - Só que dizer nos links do lado direito desse blog tem a seção Minhas Listas, e agora tem mais um link que é o de Previsões para o Próximo Oscar, que será atualizado mensalmente com os filmes que acredito eu tem mais chances de indicações. É algo que eu faço quase que todos os anos e sei lá, me viciei. E o link Filmes vistos lançados em 2005 no Brasil também está atualizado. Então confiram. No final de semana tem comentários sobre os filmes

- Ah, e hoje a maravilhosa cidade de Blumenau fez aniversário de 155 anos. Vamos todos dar um viva, e que se foda essa cidade. U-hu!

(06/09) - Foi um pesadelo ou eu acabei de ver no Metrópolis que o Charlie Brown Jr. regravou "Para Não Dizer que Não Falei das Flores", do Geraldo Vandré, no seu novo disco?

(07/09) - Bah, to mal, febre, gripe, dor de garganta, etc.

- Mas em compensação ganhei o dvd duplo de Os Incríveis, já revi o filme hoje e a cotação abaixou um pouco. O começo é ótimo, o final também e tem alguns momentos inspirados. Mas o meio me pareceu meio repetitivo certas vezes, e algumas cenas de ação parece que deixaram um pouco a desejar. Mas continua sendo um filme muito bom.

(09/09) - Eu amo a Natalie Portman.

(10/09) - Ali nos links das Minhas Listas no menu do lado direito desse blog tem mais uma seção, a do Christopher's Awards, que é o meu prêmio dos melhores do ano. Ali está o resultado reformulado da edição 2004 do prêmio. Isso porque eu perdi todos os meus arquivos da premiação e minha relação de filmes vistos no meio desse ano, portanto reformulei completamente a premiação do ano passado e adicionei algumas categorias a mais e tal. Tá bem legal, dêem uma conferida. Se eu conseguir achar uma lista de todos os filmes estreados no Brasil em 2003, eu farei também o Christopher's Awards na edição 2003, que lembro foi ganho por Embriagado de Amor, mas que os resultados ficaram perdidos em algum lugar do universo.

- Pá.

- Só pra constar: o novo cd da banda das três irmãs do Hanson é muito bom. Eles são subestimados demais, são bons músicos e estão fazendo música pop de qualidade, algo difícil de achar nos EUA atualmente.

(11/09) - Que raios deu no canal Fox para eles começarem a passar os seus filmes dublados?!?

(14/09) - Brrrrrrr. Que frio.

-Tá foda estudar de manhã, à tarde e eventualmente à noite. Fico sem tempo para internet, vi um filme na segunda e só deu para atualizar hoje, na quarta. Blá.

-E falando em estudar, já estou definitivamente inscrito no Vestibular da UFSC, 1ªopção: Jornalismo, 2ªopção: Cinema. ho ho ho. Agora só falta duas coisinhas, pagar a inscrição e passar no vestibular. ho ho ho.

(26/09) - Eu ainda estou vivo. Não postei pois estava sobrecarregado de trabalhos, provas, Enem (acertei umas 40 questões, isso é bom?), viagem ao Beto Carrero World, etc. Tô precisando ver um filme. Devo em breve ver 3 filmes que estrearam um pouco atrasado por aqui esta semana (Água Negra, Vôo Noturno, Ameaça Invisível), quem sabe alugarei Lavora Arcaica.

- Ah, e as previsões do Oscar do mês de setembro estão atualizadas. É só ir no link ali no menu no lado direito desse blog.

36 comentários:

Anônimo disse...

É impressão minha ou você tá dando mais 5 estrelas esse ano? E Escola de Rock é bom demais mesmo; TOP 10 do ano passado.

Anônimo disse...

é foda!

Anônimo disse...

Mar Adentro é espetacular, realmente (acabei de ver); bem melhor do que eu esparava. TOP 3 do ano.

Christopher Faust disse...

Pois é, Rodrigo. No ano passado não dei 5 estrelas para nenhum lançamento do ano. E em 2005 já tem 4 filmes 5 estrelas. Que bom.

Mas em compensação, hoje assisti Gaijin 2, que é o pior do ano até o momento.

e mar adentro é foda realmente. Incrível como um filme sobre morte e eutanásia e talz, consegue até mesmo a proeza de nos fazer rir. E é ainda um filme que acredita na vida e no direito de viver. Legal. E a atuação do Javier Bardem é uma das melhores que já vi na minha vida.

Anônimo disse...

Para mim, o ano nao esta tao bom em relação a notas. Mas desses seus 5 cinco estrelas vi so Sin City, erro que brevemente será reparado.

Anônimo disse...

bah! acho que gramado vem piorando a cada ano que passa, ao contrario do festival de Brasília (o internacional) que vem melhorando muito. O outr de Brasília é o que mais parece uma baderna, onde vaias e brigas em plena exibição, como se isso fosse sinonimo de publico exigente.
Tizuka não é tão desconhecida, e te confesso que o Gaijim 1 é realmente bom, depois é que ela se perdeu em trabalhar com a Xuxa
ae!

Anônimo disse...

Mesma cotação que eu pro filme dos Farrelly.

Anônimo disse...

O engraçado desse Gaijin é que há pelo menos uns 4 anos eu vi o trailer passar constantemente nos cinemas, e nunca chegava. Finalmente chegou, e tem cheiro de merda, e eu não vou ver.

Amor em jogo vou ver hoje.

Provocação tem bons e maus momentos, mas esses segundos, pesam muito.

Christopher Faust disse...

eu nunca vi o trailer de Gaijin, ainda bem, ehehhe.

e eu também já ouvi falarem bem do primeiro Gaijin, mas essa Tizuka Yamasaki não me engana, o restante do currículo dela acaba com qualquer mérito do primeiro filme dela, creio eu. E se o primeiro já era bom, por que fazer uma continuação, já que o tema abordado (provavelmente) é o mesmo?

Provocaçao tem poucos bons momentos, os que tem são protogonizados pela Kim Basinger, o que prevalece são os maus momentos mesmo, o roteiro é muito fraco e o filme por muitas vezes parece não se decidir o rumo a seguir.

e Miura, aposto que tu vai adorar Amor em Jogo. É legal, cumpre seu papel, mas é um filme menor dos Farrelly. E ainda prefiro a fase antiga dos irmãos, nos últimos filmes deles há mais valores morais e são filmes mais certinhos e tal, sem nenhum humor escrachado (no novo filme tem uns momentos disso, mas são poucos), e no quesito de comédia certinha e bo pinta acho que o Paul Weitz está mandando melhor ultimamente.

Ed disse...

Daria 5 pro Diários.

Anônimo disse...

Torça para que seja um pesadelo, Christopher. Aquela música tem uma letra muito benita para ser tocada por aquela merda de Charlie Brown. Aliás, parece que o Chorão vai dirigir um filme. Seria o fim do mundo?

Anônimo disse...

dás uma classificação máxima ao escola de rock?! eu fico-me pelo 3,5.. See ya!

Anônimo disse...

"Os incríveis" é bem legal, mas não é um filme que tenho muito vontade de rever. Prefiro rever o Nemo...

Anônimo disse...

Devido a dificuldade de Gramado em fazer uma boa seleção (Em parte por falta de filmes nacionais viáveis), no proximo ano o festival será internacionalizado. Nesse caso, espera-se que a qualidade aumente e não se cometam mais erros como premiar "Gaijin" com um kikito!

Anônimo disse...

to louco pra ver garden state, mas sempre ta alugado.

Anônimo disse...

É, a Portman é legal. Isso quando não está nas mãos de George Lucas...

Anônimo disse...

Também tô louco para ver Hora de Voltar, mas, assim como Ed, sempre quando vou a locadora tá alugado.

Felipe Rezende disse...

Hora de Volar é bom. Esperava mais na verdade. Zach Braff é o cara. Da um show em Scrubs, e achei que no filme ele ta meio apagado.
Também, com a Natalie Portman roubando a cena, não tem como se destacar. E a trilha é muito boa.
Se tiver a oportunidade, assista Scrubs.

Christopher Faust disse...

Pois é, o Chorão está sim dirigindo um filme, o apocalipse está perto.

eu tinha vontade de ver os incríveis pois só vi uma vez no cinema e dublado, tava afim de ver legendado. Nemo eu nem tenho vontade de rever, confesso que não sou grande fã da Pixar como muita gente.

Sobre Gramado ser internacionalizado, acho que pode ser uma alternativa, apesar que foge do intuito do festival que é trazer os astros globais para a cidade que é no sul e tal. Mas em termos de cinema mesmo é uma ótima sacada, só teria que ver o nível dos filmes internacionais também. de Gramado pode se esperar tudo, hehehehe.

Eu ainda não vi Natalie Portman nas mãos do George Lucas (só vi A Ameaça Fantasma quando pequeno, mas não lembro dela), portanto por enquanto estou bem com ela nas mãos do Nichols e do Braff. E nesse caso, a culpa é do Lucas que realmente é um péssimo diretor de atores.

Scrubs passa na Sony, certo? saberia me dizer o horário, felipe?
Éu já vi umas chamadas da série, parece ser legal. :)

Felipe Rezende disse...

Na Sony sexta às 20:00 e meia noite.
E reprisa domingo às 13:00.
Atualmente ta reprisando os episódios da 4ª temporada, que rendeu a indicação ao Emmy pro Braff.

Christopher Faust disse...

Hum, tentarei ver.

Anônimo disse...

Os dois filmes do dia 11 são excepcionais. Evil, inclusive, é um dos melhores filmes do século; extremamente foda. Aumenta essa nota meu filho...

Anônimo disse...

vestibular eh um saco mesmo. ja to começando a achar que num vou passar nem na 1ª fase. ai se isso acontecer vai foder tudo. essa historia de 2ª opção seria bem interessante de aparecer aqui.

Anônimo disse...

Realmente seria bom ter duas opções por aqui. E é muito curioso, quase todos que escrevem em blogs sobre cinemas ou faz - ou quer- jornalismo, ou faz cinema, e em menor escala publicidade.

Anônimo disse...

Tá frio pra cacete mesmo.

Anônimo disse...

Ah, aumenta a nota do Amor em Jogo para umas 4 estrelas e meia, vai. hehhehe. Adorei o filme.

E boa sorte no vestibular.

Christopher Faust disse...

sobre o evil, talvez a nota foi meio baixa demais, mas não gostei não, acho que o filme poderia ter sido bem mais ousado, principalmente considerando o seu argumento, achei um filme correto demais para quem tem como um dos principais temas a tratar a violência.

Terra dos Mortos é muito bom, não conheço o cinema do Romero mas adorei. Se der, faço um texto hoje ou amanhã.

a nota do amor em jogo tah de bom tamanho, tem muita gente adorando o filme realmente. Acho que é daqueles filmes que depende de como você está se sentindo no momento pode te pegar de jeito...

Anônimo disse...

vestibular....só de escutar esta palavra gela o corpo
mas....
a proposito
eu tb amo a Natalie Portman
ae!

Anônimo disse...

Grasghsudhisuahduashduihsuida... de repente é amor e quatro amigas com A MESMA NOTA é heresia total. perda de consciência, não é possível... deve ter saido errado aí, algo assim. só pode.

Christopher Faust disse...

err.. serve dizer que Quatro Amigas teve um "*** maior" e de repente amor um "*** menor"?


ah, e o blog deve ficar sem atualização por uma semana, pelo menos, acho.

Anônimo disse...

Hummm, não serve não, a diferença de um para o outro é muito grande. É um salto gigantesco de qualidade... principalmente se tratando de roteiro.

Anônimo disse...

Nem fiz Enem, a federal daqui não ta mais cobrando e optei por nao fazer. Acho que voce foi bem.

Felipe Rezende disse...

Fiz enem também e acertei umas 43. Achei a prova fácil até, mas aquelas questões enormes, as alternativas maiores ainda... no final fui ficando de saco cheio e marcando qualquer coisa.
E na redação acho que fui bem.

Anônimo disse...

Confesso que quando fiz enem fui mal a dar com pau (se acertar 10 foi muito). Mas tem uma justificativa: fiz tudo sem ler as questões. Pô, tinha questão que era uma página inteira de leitura, haja paciência. Matei o baguio a pau e fui assinalando sem ver nada, terminei a prova meia hora antes de poder sair. Fiquei meia hora esperando e sai fora.

Com relação aos filmes que você viu, "Agua negra" e "Voo nortuno" estão na espera - preciso ver. Já Stealth, é uma BOSTA, realmente.

Anônimo disse...

cuidado, não vá com muita sede ao pote com o filme Lavoura Arcaica
ae!

Anônimo disse...

Eu tirei 53 no ENEM. E achei Vôo Noturno detestável.